loading 1 loading 2

Antes de pensar no marketing, você precisa pensar nisso

20 de Outubro, 2020

Geralmente negligenciamos as bases porque nos apaixonamos!
Estamos loucos pela ideia nova, já vemos os clientes chegando, o sucesso absoluto!
A ideia nova nos consome e nos leva direto para a execução, a faculdade também faz isso: nos atira sem dó no mercado, junto com o recadinho dos pais, no maior “agora é contigo”.
Ah, eu sei fazer. Vai dar tudo certo.
Ah, qualquer coisa a fulana disse que posso atender lá com ela enquanto não consigo fazer sozinha.
Focamos no ato isolado e desesperado do agir. Ótimo, é preciso fazer a roda girar.
Mas um dia, a base vem à tona:

  • Clientes que querem mandar no teu negócio e até no dia que te pagam;
  • Clientes que te trocam pelo novo da esquina;
  • Clientes que te sugam e não te respeitam;
  • Muito trabalho e pouco retorno financeiro;
  • Tem algo errado e você não faz a mínima ideia do que pode ser - por que dá tão certo para os outros?

A paixão nos leva à ação e nos faz esquecer da pedra fundamental, da base.
É como fazer uma mudança: queremos escolher o quadro para a sala, mas é preciso por a luz, escolher os materiais, entender das cores...da base! O quadro na parede vai ser o resultado do que escolhemos.

Para tudo que atalhamos, haverá o recomeço. Por mais rápido que seja, ainda assim, é sempre um passo depois do outro.

Mais do que a paixão pela nova ideia, ame o processo do seu negócio, o querer entender quem é você no seu mercado, qual nicho, qual cliente, qual posicionamento, qual modelo de negócio, qual gestão, qual objetivo, que custo, que faturamento, que investimento!

O marketing será o resultado dessas perguntas que você deve responder.
(Consegue entender que falamos de algo mais profundo do que simplesmente alguém para cuidar do marketing?)

Quando você entende sua base e a sua estrutura, você sobe um prédio inteiro.
Enquanto você negligenciar a base, poderão se passar 10 anos, você será chamada a voltar! Pense nisso!
 

Já me acompanha no Instagram? Todos os dias tem muito conteúdo por lá @robertasouzamentora.