E aí, gestor coruja?
Tudo certo por aí?
Olha só, hoje vamos falar de um outro assunto que permeia todas as reuniões aqui pelo Escritório: VALOR.
No último post, falamos sobre posicionamento estratégico. E o que uma coisa tem a ver com a outra? TUDO!
Conseguimos nos posicionar da forma como desejamos no mercado, à medida que entregamos valor para o nosso cliente.
Ok! Entendi! Mas então temos dois issues:
a) quem é meu cliente?
b) o que é valor para ele?
Nós temos a velha mania, muitas vezes até inconsciente, de olhar tudo com o nosso filtro: isso eu gosto, isso eu não compro, não penso assim, levanto essa bandeira - e achamos que o outro se alinha nesse nosso pensamento. Não é por mal, mesmo, mas a gente sempre está pensando que o outro pensa isso ou aquilo. Não é bem assim. Vamos à um exemplo prático: tu é dono de uma pet shop. Tu lava com o melhor shampoo, limpa orelhas, hidrata o cabelo do bichinho, usa silicone (sim, aham, existe) - chega na hora de pagar, o cachorro está lá, lindo que reluz! hehe Tu diz o preço e o dono, diz: Ai, moça, tá caro, adorei o trabalho mas nao trago mais aqui.
Dois pontos:
a) quem tu quer que seja o teu cliente?
b) o que é valor para ele?
Talvez essa pessoa não seja o teu cliente ideal OU esse cliente não RECONHECE o valor que tu está entregando.
Por isso, é fundamental entender o que É VALOR PARA O TEU CLIENTE!
Talvez valor para ele seja a rapidez do serviço, ou a entrega, ou o lenço que vem enrolado no cachorro, ou a localização (porque é perto do cafeteria que o cliente vai..), enfim, o que é VALOR para ele, e não pra ti?
Penso que um pensamento estratégico de negócio requer essas duas premissas: quem tu quer que seja o teu cliente e o que é valor para ele.
Aqui, no Escritório, por exemplo, a gente tem definido - cada vez com mais clareza - o cliente que nós gostamos de atender, que é o cliente que alinha com os valores que entregamos aqui no escritório: organização, prestação de contas, tempo para ouvir e discutir, vigilância por celular da imagem digital do cliente...e quando notamos que isso tudo também é VALOR para ele, fechamos a conta, vocês entendem?
Troca de valores - compartilhamento de valores - é assim que vemos os negócios.
VruVru,
Beta Coruja.