E aí, gente querida!
Coincidência ou não, as empresas que têm chegado ao escritório Roberta Souza possuem a mesma dúvida:
"Roberta, meu negócio é muito melhor do que o concorrente, nós atendemos melhor, somos mais cuidadosos, mas não somos reconhecidos por isso. O que temos que fazer para mudar essa realidade?"
Nossa resposta é: "Então, meu amigo, te falta posicionamento estratégico".
Penso que um negócio hoje, é muito mais do que serviço, produto, qualidade, bom preço e todo aquele velho composto que vocês bem sabem - eu penso que os negócios precisam de referência, de alma, de entrega - e a soma de tudo isso se chama posicionamento estratégico.
Quando pensamos em posicionamento para um cliente, mergulhamos a fundo seu negócio, porque ele tem características próprias e subjetivas, que só são possíveis trazer à luz quando há um estudo aprofundado. Muitos empresários acham tudo isso uma besteira, vocês podem dizer. Mas tudo bem, nós entendemos aqui no Escritório Roberta Souza, que trabalhamos e queremos cada vez mais trabalhar em negócios com propósito. Queremos fazer as empresas ganharem dinheiro, óbvio, mas que esse retorno financeiro venha da verdadeira essência pela qual a empresa foi criada, vocês conseguem nos entender?
(Não sei de quem é a culpa por eu ser assim e ter uma equipe assim, hehehe, talvez do meu pai e da mãe que, desde muito cedo, fizeram com que eu e irmão trabalhássemos com aquilo que fazia sentido para nós. Obrigada, pai, e obrigada, mãe! <3)
E tchê, isso tem tudo a ver com muitos negócios que estamos vendo nascer e crescer - aqui ou em qualquer lugar do mundo.
Nós enquanto universo, entendemos que o mundo é um lugar muito grande e que existem conexões que precisam ser feitas para crescermos, para sermos melhor, para o outro e para o universo. Não me julguem pela pegada holística, mas é o que grita aqui dentro. Não faz mais sentido ser bom para mim, e não ser bom para ti!
Voltando ao discurso técnico, um posicionamento estratégico, a nosso ver, se constrói e se organiza a partir do pensar absoluto sobre o negócio. Que tal tentarmos esse exercício? Responda as perguntas:
- O que tu quer com esse negócio?
- Quais foram as motivações quando pensou em ter esse negócio?
- Que tipo de necessidade tu está querendo suprir com este negócio?
(e por aí vai...)
Respondendo essas e muitas outras perguntas, aí sim, nós estaremos preparados para posicionar o teu negócio e consequentemente conquistar os resultados a partir daquilo do que tu acreditas.
Tornar um negócio referência é orquestrar um plano estratégico cujas ações (todas) devem estar alinhadas com o propósito, objetivos, valores e expectativas dos públicos.
Para termos um posicionamento, ou seja, uma posição no mundo dos negócios é prudente sabermos pelo quê queremos ser conhecidos. (Ai, Roberta, que idiota!) Gente, acreditem, muitas empresas não sabem e não há problema nenhum nisso - eu acredito que esse pensar é fruto dos nossos tempos, deste mundo que nos bate à porta urgente.
Ah, alinhado ao assunto de posicionamento estratégico, e reconhecimento de mercado, temos que discutir ainda a seguinte questão:
O que é valor para teu cliente?
Mas isso é só na semana que vem =)