Geralmente negligenciamos as bases porque nos apaixonamos!
Estamos loucos pela ideia nova, já vemos os clientes chegando, o sucesso absoluto!
A ideia nova nos consome e nos leva direto para a execução, a faculdade também faz isso: nos atira sem dó no mercado, junto com o recadinho dos pais, no maior “agora é contigo”.
Ah, eu sei fazer. Vai dar tudo certo.
Ah, qualquer coisa a fulana disse que posso atender lá com ela enquanto não consigo fazer sozinha.
Focamos no ato isolado e desesperado do agir. Ótimo, é preciso fazer a roda girar.
Mas um dia, a base vem à tona:
- Clientes que querem mandar no teu negócio e até no dia que te pagam;
- Clientes que te trocam pelo novo da esquina;
- Clientes que te sugam e não te respeitam;
- Muito trabalho e pouco retorno financeiro;
- Tem algo errado e você não faz a mínima ideia do que pode ser - por que dá tão certo para os outros?
A paixão nos leva à ação e nos faz esquecer da pedra fundamental, da base.
É como fazer uma mudança: queremos escolher o quadro para a sala, mas é preciso por a luz, escolher os materiais, entender das cores...da base! O quadro na parede vai ser o resultado do que escolhemos.
Para tudo que atalhamos, haverá o recomeço. Por mais rápido que seja, ainda assim, é sempre um passo depois do outro.
Mais do que a paixão pela nova ideia, ame o processo do seu negócio, o querer entender quem é você no seu mercado, qual nicho, qual cliente, qual posicionamento, qual modelo de negócio, qual gestão, qual objetivo, que custo, que faturamento, que investimento!
O marketing será o resultado dessas perguntas que você deve responder.
(Consegue entender que falamos de algo mais profundo do que simplesmente alguém para cuidar do marketing?)
Quando você entende sua base e a sua estrutura, você sobe um prédio inteiro.
Enquanto você negligenciar a base, poderão se passar 10 anos, você será chamada a voltar! Pense nisso!
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