Eu sei que a gente ama informação, estamos em todas as redes sociais possíveis e assistimos a tudo que há disponível na internet, mas chega uma hora em que pensamos: de quem eu quero consumir conteúdo sobre determinado assunto? A gente escolhe - e nesse texto vou te apresentar em quais alicerces estão essas escolhas.
Vou te contar da Marineide - é uma codinome da Marieli - uma influenciadora que trabalha com grandes marcas, mas é tudo é feito dentro de uma grande moldura.
Essa moldura é o apartamento dela, a vida dela, o jeito que ela pensa: com isso, ela mudou completamente o contexto do posicionamento dela e se destacou pela autenticidade.
O mais interessante dela é que ela fala sobre coisas que ela usa e acredita. Ela defende os valores em que sua vida é pautada, tudo sempre muito bem emoldurado, algo que é pensado, trabalhado, no capricho, sabe? Ou seja, toda marca que ela trabalha está alinhada com esse posicionamento e indiretamente ela vende com ele.
E o que a gente aprende com isso?
Que a busca pela construção de posicionamento se dá por vários motivos, mas o que mais nos grita, ao primeiro olhar, é o contexto, porque é aquilo que está na cara, limpo.
O contexto foi a estratégia pensada para emoldurar a grandeza do que está sendo apresentado.
Agora faça o exercício ao olhar para o seu marketing. Nós enxergamos, no primeiro momento, um contexto bem trabalhado, que nos acolhe com poesia e valores? Ou apenas um “ele vende tal coisa”?
Quando a gente faz a oferta no meio de um contexto, muda completamente o significado daquela compra. E em um mundo barulhento, cheio de informações, a gente precisa escolher estrategicamente uma posição. E essa escolha exige coragem. Porque não, nós não somos tudo e nós não oferecemos tudo. Quem quer rapidez não vai escolher algo que só o longo prazo pode proporcionar. Acontece exatamente no nosso negócio: um posicionamento construído em opções e atributos bem focados.
Dessa forma, essa escolha estratégica fará com que o seu posicionamento crie um radar muito mais forte com as pessoas que estão na sua volta e a identificação acontece de forma mais intensa. Consequentemente, a oferta daquilo que você vende faz mais sentido para quem compra, já que automaticamente está inserida dentro de um contexto.
Agora faça um exercício com você: pense em três pessoas que você gosta muito e nas características que te fazem segui-las. Agora observe o seu marketing: esses mesmos valores que você sente no outro, pode ser o ponto de partida para você aplicar no seu próprio negócio. A moeda e a medida é a mesma.
E caso esse contexto ainda não exista, está na hora de mostrar para as pessoas o que é importante para você. Porque muito mais importante que a oferta, é o contexto onde tudo isso está acontecendo. E você é a pessoa responsável por montar esse palco.
Esse é o segundo vídeo da Web Série Impulsiona, para não perder nenhum episódio aproveite e se inscreva no canal. Toda quarta, às 20h, estou por lá para te ajudar a impulsionar de vez o seu negócio.