11 de Junho, 2020
3 frases que todo empreendedor fala em algum momento do seu negócio:
“Eu fico o dia inteiro operando no meu negócio”.
“Como eu vou responder todas as mensagens do Instagram?”
“ O meu cliente não tem noção do que está me pedindo”.
Sabemos que é preciso operar no negócio, atender clientes, fazer as rotinas. Mas você precisa saber que fazer o isso o dia todos, todos os dias, não vai fazer crescer o negócio. O nosso negócio precisa de planejamento, execução e processos.
Segunda coisa e não menos importante que a primeira, responder seus clientes nas redes sociais faz parte do processo de vendas. Afinal, o que você quer para o seu negócio? Clientes chegando e se interessando pelo seu serviço ou produto, é um ótimo resultado, certo?. Então, qual a forma de conseguir fazer isso sem ser exaustivo? Definir processos, pensar num roteiro de vendas. O que pode facilitar essa tarefa para você?
Não organizar esse processo acaba por negligenciar a sua autoridade. Já pensou sobre isso? Você fez um esforço no marketing para conquistar a atenção do seu potencial cliente e agora que ele chegou você tem feito o que?
Terceiro ponto é o que você tem que fazer para que o seu cliente entenda o motivo dele procurar o seu serviço. Se ele não tem noção do que está te pedindo, quanto tempo pode demorar ou a complexidade do processo, cabe a você comunicar isso a ele. Comece a valorizar o cliente que está contigo e o que te procura - mesmo sem ter muita noção do que está te pedindo.
“Ah, mas eu não posso mostrar como funciona todo o meu processo de trabalho, meu concorrente vai me copiar”.
Pra acabar com esse medo, eu te digo:
“Quem copia sempre ficará refém. Já quem cria, vai se libertar.”
Pronto, pode escolher qual lado você vai ficar.
Todas essas dores relatadas são de profissionais liberais, e o que me preocupa, é visualizar como estamos extremamente agarrados às nossas rotinas e não enxergamos que temos um negócio nas mãos. E com o tempo você vai observar o quanto a sua visão está curta e isso está esmagando o seu negócio.
O meu recado final é para que você concentre mais o olhar para o seu negócio, entendendo os pontos de crescimento, esquecendo o que o concorrente está pensando de ti. E sim, começar a valorizar muito mais o cliente que responde ao seu talento e ao seu produto ou serviço, respondendo-o com carinho, mostrando atenção e processo.
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