loading 1 loading 2

Clientes antigos x Clientes novos (Culpa Por Não Atender?)

04 de Junho, 2020
clientes antigos x c dio 6692 blog w600hq100
Você já se sentiu culpada por não se identificar mais com aquele cliente que você atendia?


A maioria dos meus alunos desabafa sobre essa questão com um sentimento de culpa. Mas, na verdade, esse sentimento é um ótimo sinal, significa o crescimento do nosso negócio.

Pra entender bem isso, é necessário visualizar que o nosso cliente ideal não é definitivo, já que a medida que crescemos ele nos acompanha também. Essa sensação de falta de identificação é super normal.

Por isso, listei três motivos para você fazer as pazes com esse teu processo de crescimento:

  • Chegou a hora de assumir esse crescimento, já que quando você começou, tudo era feito de uma forma mais tranquila, sem tanta cobrança com o cliente. Porém, a medida que você vai evoluindo, é necessário padronizar alguns processos. Por exemplo, mudar a forma como é definido o pagamento, nessa primeira modificação você já vai perceber que o cliente ideal pode ser outro.

     
  • Nicho é sempre um teste. A vontade de atender outro tipo de cliente existe, mas sempre surge aquele medo de não funcionar, por isso, toda mudança realizada é uma informação sobre o nosso negócio. E felizmente, ela não significa ser um erro, independente do resultado.
     
  •    Alegria absoluta. É a fase de reorganização do nosso negócio, resulta em mais reconhecimento, possibilidade em cobrar mais e ser visto de outra forma. Esse é um movimento natural das coisas e talvez você esteja relutando para ele não acontecer. 


   Mas será que não são com essas perdas que ocorrerão novos ganhos no negócio?

   Pense sobre isso e entenda os sinais dessa falta de identificação com o cliente que você atendia antes. É um sinal claro e reto, que o seu negócio está crescendo.

 

Com amor,

Roberta Souza.