Certa vez, gravando um vídeo para a UNISC, minha colega de profissão, Laura Nobre, disse uma frase:
"A comunicação é uma coisa que vai dar certo - a comunicação é uma coisa que não vai dar certo".
Marcada pela afirmação, uso-a até hoje.
Muitos clientes chegam no escritório à espera de milagre - e hoje, mais do que nunca, tenho consciência de que a comunicação não é o fim, mas o meio de tudo.
Ora, pensa comigo: tu, que é empreeendedor, está preocupado em divulgar teu produto/serviço. Porque a princípio está tudo certo, só falta vender.
Pensa que a solução toda está na divulgação - apenas.
A empresa começa a vender, show! Daí tranca de novo. Mas não é que a coisa não engrena, gente?!
Só que, veja bem: o cara que cuida do financeiro e/ou compras (muitas vezes somos todos em um só, falo também como empreendedora), tem que estar alinhado com as vendas da loja - se não, o cara compra muito, e aí? Estoque parado, dinheiro parado.
Vem outras questões, ihhhh, muitas. Tu divulga, paga anúncio no facebook, e o profissional que vende pra ti não tem aquele tesão todo - ou porque o cara não tem perfil para estar ali ou porque ainda falta ele entender o porquê dele estar aí - vem a tua contribuição aqui na transmissão da mensagem da empresa.
Mas pera, tem mais coisas: está tudo certo, equipe vendedora, loja incrível, mas as vendas, como escuto bastante por aí: "Bah, Roberta, podia estar melhor".
Aí, com o novo entendimento que a gente tem construído aqui, no escritório, a gente percebe que a comunicação é a ALMA de TODA a empresa e não só da divulgação.
É a comunicação que se retrata no como tu atende o telefone, no modo como responde o cliente por email ou whats, na forma gentil (ou não) do dono da empresa em solicitar comprometimento dos profissionais.
Estamos chegando na conclusão de que a comunicação (falando em termos de divulgação) é apenas um vetor desta engrenagem toda.
Comunicação é base de qualquer relação, a forma como eu me posiciono para dizer o que quero dizer. Não podemos reduzi-la apenas à divulgação.
Agora vem aqui pertinho e me conta um segredo: será que tu tem COMUNICADO da forma mais clara possível o teu negócio para todas as pessoas ligadas à tua empresa?
Se tua resposta for não, para e pensa no que isso tem impedido tua empresa de prosperar.
Tu tem aí, na tua cabeça, uma mensagem clara do que É O TEU NEGÓCIO?
Nao existe fórmula, existe um conjunto de ações atreladas à gestão que vai acabar por alavancar - ou não o teu negócio.
Mas isso não quer dizer que tu não deva ter a tua fórmula. E eu, Roberta, acredito que a fórmula esteja coladinha ao teu propósito de vida.
Vale pegar papel e caneta e exercitar, se alguém quiser arriscar, aí vai:
- quais sao as coisas que tu ama fazer?
- o que te motiva a ter esse negócio?
- de forma clara, para que serve o teu negócio?
Meu escritório está super aberto se tu quiser aparecer e bater um papo com chimarrão, vale online Tb ;)
A equipe Roberta Souza também adora um bom papo de empreendedores!