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Não existe fórmula!

16 de Fevereiro, 2017

Certa vez, gravando um vídeo para a UNISC, minha colega de profissão, Laura Nobre, disse uma frase:

"A comunicação é uma coisa que vai dar certo - a comunicação é uma coisa que não vai dar certo".

Marcada pela afirmação, uso-a até hoje.

Muitos clientes chegam no escritório à espera de milagre - e hoje, mais do que nunca, tenho consciência de que a comunicação não é o fim, mas o meio de tudo.

Ora, pensa comigo: tu, que é empreeendedor, está preocupado em divulgar teu produto/serviço. Porque a princípio está tudo certo, só falta vender.

Pensa que a solução toda está na divulgação - apenas.

A empresa começa a vender, show! Daí tranca de novo. Mas não é que a coisa não engrena, gente?!

Só que, veja bem: o cara que cuida do financeiro e/ou compras (muitas vezes somos todos em um só, falo também como empreendedora), tem que estar alinhado com as vendas da loja - se não, o cara compra muito, e aí? Estoque parado, dinheiro parado.

Vem outras questões, ihhhh, muitas. Tu divulga, paga anúncio no facebook, e o profissional que vende pra ti não tem aquele tesão todo - ou porque o cara não tem perfil para estar ali ou porque ainda falta ele entender o porquê dele estar aí - vem a tua contribuição aqui na transmissão da mensagem da empresa.

Mas pera, tem mais coisas: está tudo certo, equipe vendedora, loja incrível, mas as vendas, como escuto bastante por aí: "Bah, Roberta, podia estar melhor".

Aí, com o novo entendimento que a gente tem construído aqui, no escritório, a gente percebe que a comunicação é a ALMA de TODA a empresa e não só da divulgação.

É a comunicação que se retrata no como tu atende o telefone, no modo como responde o cliente por email ou whats, na forma gentil (ou não) do dono da empresa em solicitar comprometimento dos profissionais.

Estamos chegando na conclusão de que a comunicação (falando em termos de divulgação) é apenas um vetor desta engrenagem toda.

Comunicação é base de qualquer relação, a forma como eu me posiciono para dizer o que quero dizer. Não podemos reduzi-la apenas à divulgação.

Agora vem aqui pertinho e me conta um segredo: será que tu tem COMUNICADO da forma mais clara possível o teu negócio para todas as pessoas ligadas à tua empresa?

Se tua resposta for não, para e pensa no que isso tem impedido tua empresa de prosperar.

Tu tem aí, na tua cabeça, uma mensagem clara do que É O TEU NEGÓCIO?

Nao existe fórmula, existe um conjunto de ações atreladas à gestão que vai acabar por alavancar - ou não o teu negócio.

Mas isso não quer dizer que tu não deva ter a tua fórmula. E eu, Roberta, acredito que a fórmula esteja coladinha ao teu propósito de vida.

Vale pegar papel e caneta e exercitar, se alguém quiser arriscar, aí vai:

- quais sao as coisas que tu ama fazer?

- o que te motiva a ter esse negócio?

- de forma clara, para que serve o teu negócio?

Meu escritório está super aberto se tu quiser aparecer e bater um papo com chimarrão, vale online Tb ;)

A equipe Roberta Souza também adora um bom papo de empreendedores!