loading 1 loading 2

Você reclama da falta de fidelidade dos clientes?

19 de Agosto, 2018
voce reclama da falt fotos p site 2 blog w600hq100

Essa é a história da Rafaela e da Maria Teresa.

Rafaela é arquiteta e adora suas clientes. Tem um espaço lindo para receber e sempre prepara bolos para esperá-las.

Maria Teresa é uma das clientes da Rafaela - ama tanto o que ela faz que a indica para "Deus e o mundo".

Acontece que de uns tempos pra cá, a Rafaela anda muito atarefada com os projetos, tem virado as noites no SketchUp, além de não estar numa fase lá muito boa com o Marquinhos - seu namorido. Não preciso nem dizer que não tem sobrado tempo (e ânimo) para ela fazer os bolos deliciosos de maçã com açúcar mascavo.

Só que, como resposta de tanta propaganda que a Maria Teresa fez, as clientes não param de chegar. Rafaela não sabe mais o que fazer - se fica triste ou feliz.

Tudo o que ela sempre quis foi ter clientes e agora parece ter medo de olhar o whats!

Mas, ela não pode deixar de atender, não é? Então, escolhe a cliente que parece ser mais a apressada com o projeto e a recebe.

A cliente chega, vê as olheiras de Rafaela, a falta de ânimo e, o pior, nem rastro do tal bolinho maravilhoso que a Maria Teresa fez a maior propaganda! Expectativa não atingida pela nova cliente. Ah, até que ela gostou do papo, da vibe da Rafaela, mas tinha algo que estava fora de controle ali. A cliente não sabia se era a desorganização da mesa ou o cansaço que a Rafaela insistia, sem sucesso, em esconder.

Maria Teresa não demora muito para mandar um whats para Rafaela, já sabendo que a sua amiga não tinha curtido:

- Então, menina, como foi a reunião com a cliente que te indiquei?

- Oi, Tete, foi ótima, tenho certeza que ela vai fechar.

Acontece que a amiga da Maria Teresa já fechou com outro e a própria Maria já está com vontade de ver essa nova arquiteta que essa amiga achou. Falou maravilhas!

Nesta cena, temos a seguinte situação:

Cliente não suporta imprevisibilidade no atendimento, ele troca!

Quantas vezes você já passou por essa situação?

E, quantas vezes, você já foi (ou é) a própria Rafaela?

Pois bem, se a tua empresa funciona um dia assim e outro assado, temos chances do cliente ir embora. Se ele recebe o mesmo tratamento e gosta, ele não vai gostar de um tratamento inferior.

Ele não fala nada e simplesmente desaparece. Você só vai saber com a nova selfie bem feliz que ele fez com o novo fornecedor!


Não adianta reclamar que tua cliente não é fiel se VOCÊ NÃO É FIEL NO TEU PRÓPRIO NEGÓCIO!

 

Quais as coisas que o teu negócio tem exigido de ti e que tu está tentando fugir?

Minha missão de vida está ligadinha com o meu negócio: compartilhar conhecimento e facilitar a vida de quem quer fazer diferente!

Ficou identificada com a Rafaela? Não te preocupa!

É por isso que a mentoria é um processo de 7 semanas pra gente ir com calma, pensando cada ponto dessa grande colcha de retalhos - o problema é que a gente tenta "consertar" tudo de uma vez só, enquanto que o segredo é ir trabalhando cada parte com muita excelência e sabedoria.

A mentoria foi criada para que empreendedores que são a cara do seu negócio para que saibam se estruturar, saibam se organizar e o mais desafiador: saibam se posicionar num mercado em que é tão difícil se manter competitivo por muito tempo!

Não sabe por onde começar?

Começa entrando para um bando de gente que é massa, que tem mente inquieta e que está louca para fazer a diferença no mundo!

Com amor,

Roberta Souza,