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Imediatismo, loucura e controle: o que não fazer no negócio!

17 de Julho, 2018
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Entenda porque muitas vezes parecemos a Norma Bates no nosso negócio: imediatistas e loucas querendo ter controle de tudo e de todos sem que isso traga algum retorno positivo de fato para a empresa.

Essa noite eu fui dormir às 3h da manhã. Há um tempo eu tinha jurado que não olharia mais séries durante a semana. Mas eu não resisti. Comecei a olhar a Temporada 5, do Bates Motel, no final de semana, e ontem prometi que seria só o restinho do episódio que tinha ficado do domingo. Resumindo: olhei até acabar a temporada - não me julguem hehe

Gente, quando acabou, às 3h da manhã, eu estava muito perplexa, agitada e meio com medo hehe - porque aquilo tudo é muito assustador. Abre parênteses. (E constatar que isso pode acontecer com a gente, essa loucura. Sim, porque a nossa mente é extremamente poderosa, daqui a pouco tu "encasqueta" com alguma coisa e aquilo vira a tua verdade. Penso que temos comportamento de Norma e Norman Bates muitas vezes e nem percebemos - talvez porque não é tão grave, mas, né...a gente tem as nossas estranhezas, devemos confessar).

Mas o papo não é de psicologia, mas de negócios. Norma Bates tem características que podem ser nocivas para o negócio - veja se tu te identifica com alguma delas - ou com todas \o/

  • IMEDIATISMO: às vezes estamos presos na nossa caverna por anos, quando entendemos que há sol lá fora, queremos fazer tudo ao mesmo tempo. E tem que ser para ontem! Já vi tantas vezes essa história...o imediatismo pode não ser bom quando não temos um direcionamento do negócio. 
     
  • LOUCURA: sabe que tenho pensado e estou bem invocada tentando entender isso: por que tantos empresários tem sonhos e não conseguem colocar em prática suas ideias? Ficam na caverna, sabe...preciso entender isso melhor para conseguir ajudar, porque não é técnica, é mente! Tu fica naquele looping de pensamento e não sai dali. Então para mim é uma grande loucura porque tu fica brigando contigo mesmo: aquele afã de mudar algo está sempre em choque com aquela rotina/ou jeito de trabalhar que não tem mais nada a ver contigo.
     
  • CONTROLE: Norma Bates entende muito bem de controle. É como nós, dentro da nossa empresa. Claro que devemos ter controle, lógico, ter domínio dos números, entender o que está acontecendo com o nosso negócio. Mas quais são as coisas que tu "finge" que está no teu controle só para dar aquele gostinho de big boss? Enquanto que tu sabe que pode ser só um falso controle, que na verdade, tudo pode mudar a qualquer hora. Mas não, tu fica preso naquela ideia, naquele sofrimento, sem que isso gere de fato retorno positivo para a empresa.
     
Quais, afinal, são as boas lições de Norma Bates para o nosso negócio?
 

Norma bates é foda na persuasão. O Norman, coitado, tem seus problemas mentais, mas a Norma é foda na persuasão, hein?! Bahhh! Notem que o que faz a Norma ser tão persuasiva é que ela sempre tinha os objetivos muito claros na mente dela. "Tenho que fazer isso agora"! Com isso, ela tinha foco e colocava emoção em cada passo porque sabia que convenceria o pobre Norman através da emoção. Ela convencia Norman a fazer loucuras porque sabia exatamente em que ponto a emoção o tocava - naquele sentimento de filho e mãe.

No nosso negócio, a essência é a mesma - no bom sentido, claro. Entenda que as pessoas não compram teu produto ou teu serviço por razão, mas por emoção! Ora, se as pessoas compram por emoção, por que, afinal, tu só fica usando marketing para divulgar preço e produto? Promoção da semana, oferta de produto, foto com descrição técnica nua e crua...não rola, gente!
 

Quais são as informações que tu precisa dizer para o cliente perceber que tu entende e conhece as necessidades que ele tem?

A Martina foi aluna da Turma 3 da minha mentoria. E mostro para vocês um post estratégico que ela fez para mostrar um marketing emocional. Ela nem falou do produto, mas está vendendo o seu negócio através da fotografia, através do elemento que segura nas mãos, através da frase. Ela te lembra que entende de ti além do serviço dela, que é o design e a micropigmentação de sobrancelhas. 

Quais são as oportunidades de explorar a emoção no teu negócio?

Pensei nas minhas mentoradas:

  • Se você é dermatologista: sentir a pele com viço dos 20 anos de novo? Que glória!!!
  • Se você é arquiteta: a graça e a sensação de "Viva la Vida" com a casa que se adapta ao modo como eu vivo? Que demais!
  • Se você é advogada: ter uma amiga (sim, elas se tornam nossas confidentes) que vai "pelear" junto comigo e que me entende e que vai assegurar que tudo será dentro da Lei, de forma justa e ética? Que alívio, que segurança para os meus contratos/projetos!
  • Se você trabalha com produto: o que seria de uma empresa sem grampeador? Sem clipes, hein, Reni? O que seria de uma festa sem brindes, Liti? O quanto me lembro daquele dia feliz quando vejo aquela lembrança...como é bom viver!!!

Vamos fazer um exercício de voltar a nos encantar pela transformação que a gente faz na vida do nosso cliente?
Quando a gente toma posse desse sentimento e dessa noção, ficamos prontos para explorar as emoções que estão presentes no nosso negócio e, com isso, criamos mais conexão e valor para tudo à nossa volta.

Com amor,

Beta.