Muitos empreendedores tem esse mesmo medo. A boa notícia é que você pode fazer pequenos ajustes e ter grandes resultados. Utilizo essa técnica nos meus grupos de mentoria e traz muita clareza para seguir com o negócio e começar a criar autoridade no seu mercado.
Esses dias recebi um depoimento assim:
Roberta, trabalho com comunicação e, quando chega na hora de divulgar o meu próprio trabalho, fico muito insegura"
Isso é mais comum do que você acredita!
Por isso, no post de hoje, vou contar porque você está com esse sentimento:
Você ainda não tem ideia do quanto você pode ajudar outras pessoas
Independente se você fez faculdade, se você aprendeu "por conta", se você é autodidata, não importa, a questão é que, isso que você sabe, pode facilitar a vida de muita gente. Eu acredito que, através do nosso trabalho, nós vivenciamos um Dom Divino que nos foi dado para que pudéssemos tocar a vida um do outro. Pergunte-se assim:
Não dá uma sensação até de um certo egoísmo guadar tanta coisa boa, tanta informação importante só pra si? Tem outro detalhe: a partir do momento que você passa a ter um conhecimento, você tem uma responsabilidade para com ele. O que você anda fazendo com aquilo que você sabe?
As pessoas que tem muitas ideias...
As ideias vem de todos os lados, geralmente, eu disse geralmente, tem muita dificuldade de estruturar as suas ações e aplicá-las. Talvez aqui more o grande sabotador das boas ideias. Como sou mentora de negócios, sei bem a dificuldade que algumas alunas têm de colocar suas ideias no papel para conseguir visualizá-las e, feito isso, estruturá-las num plano de negócio. Penso que ter ideias não seja o problema, a grande questão é:
A dificuldade de "escolher" uma ideia e aplicá-la acontece por um motivo: você está sem o mínimo planejamento para o seu negócio. Veja bem, não estou pedindo que você faça grandes planejamentos de 10 páginas, o que quero dizer é que de nada adianta colocar 10 ideias em prática se você não sabe por qual resultado está esperando. Vamos aos exemplos: Joana é arquiteta, tem uma pegada super descolada, adora trabalhar com jovens que estão construindo sua primeira casa mas não tem facebook e instagram porque tem vergonha de anunciar, acha que os outros vão achar que ela está querendo aparecer.Tudo bem, você pode pensar, ela pode continuar vendendo, mas você há de convir que ela venderá talvez muuuuito menos e vai demorar muuuuito mais tempo para se posicionar no mercado sem usar a ferramenta na qual o seu público está. Ou seja, ter ferramentas como facebook e instagram é fundamental para o trabalho da Joana. É uma estratégia que ela deve aplicar já.
Quando você entende, minimamente, o que você quer com a sua carreira para daqui a 3 meses, 6 meses, você começa a entender quais os convites que você deve aceitar, as estratégias que você deve aplicar primeiro....se você não sabe o que aplicar e tem um grande desejo de ver o seu negócio funcionar de verdade, é chegada a hora de olhar para as ideias de uma forma mais estratégica e pensar quais delas ajudarão você a realizar o que está nessa mente aí. Você vai começar a perceber que tantas boas ideias são de fato boas, mas para aplicar num outro momento, quando seu negócio já estiver numa outra fase por exemplo. Eu vejo muitos empreendedores muitos afoitos - isso é ótimo - mas não vai adiantar "jogar" tudo de vez na cara dos clientes, eles também vão ficar confusos. O importante é trabalhar uma fase de cada vez, estruturando-as bem, isso sim faz parte de um posicionamento bem fundamentado.
Eu sei exatamente como você se sente, porque eu já senti isso muitas e muitas vezes. É tanta ideia, tanta vontade de fazer, que a cabeça enrola, fica agitada, o foco passa a não existir e pronto, aquilo que era muito show na cabeça, passa a não acontecer pela falta de aplicação das ideias. E aquela garota que estava toda animada, fica frustrada, triste...Mas não precisa ser assim, você pode começar com 3 perguntas básicas para responder agora, já:
- Qual o benefício que as pessoas tem com o meu trabalho?
- O que eu quero do meu negócio? (mais clientes, por exemplo)
- Qual é a PRIMEIRA coisa que eu preciso fazer ____________para ter mais clientes (só um exemplo)?
Já está mais claro? A resposta veio mais simples?
É simples, mas você precisa começar a limpar a mente para entender o que é importante agora.
Vamos lá, temos muito trabalho pela frente e muita gente para ajudar!
Com amor,
Roberta Souza.