A filosofia já dizia que precisamos encontrar aquilo que há de divino em nós.
Hoje, com certeza, chamamos de propósito.
Bem, vamos à um "causo" rápido: nós optamos por algo que faz o nosso coração vibrar: fazer doces, trabalhar com produtos eco, virar personal trainer e largar a advocacia, enfim...muitas vezes, conseguimos fazer o mais difícil que é a transição de carreira. Aí, quando estamos lá felizes, operando com a nossa paixão, passa a acontecer uma coisa que a gente começa a ficar cansado: O retorno financeiro não está lá tão legal! Então vem a sua mãe ou o namorido e diz: "Mas você trabalha tanto"!
É verdade, você trabalha muito, mas muito mesmo! E começa a se interrogar, afinal, CADÊ O DINHEIRO?
Quando isso acontece, bem, há inúmeras razões, e tenho falado delas a cada texto aqui, mas no dia de hoje vou te contar que um desses motivos é: tcharan....AUTO DEPRECIAÇÃO!!
"Como é que é, Roberta? Eu trabalho que nem louca e você vem aqui me dizer que eu me jogo pra baixo"?
SIM, aguenta essa, digo eu.
E o raciocínio é muito lógico: nós amamos o que fazemos, às vezes viramos a nossa vida (e da nossa família) de ponta-cabeça para vivermos essa paixão, e esse nosso trabalho é tão fácil pra gente, prazeroso, que a nossa tendência é não valorizarmos isso - na hora de darmos o preço para o cliente.
Tem gente que ama tanto o que faz, que fica dando "consulta" de graça. Tempos de whats que o digam! Não estou falando de médico só, gente, estou falando de qualquer coisa. Veja bem: as pessoas já sabem que você é um conhecedor da sua área e, ao invés de marcarem uma reunião/consulta remunerada, marcam um café! Nesse café, você entrega a sua alma, se arrepia com todas as ideas sensacionais que você deu para ele, e ao, final, ele não paga seu café e muito menos te contrata! Triste? Acontece todos os dias, MAAAASSSSSS, a gente pode acabar com isso agora.
RESPONDA AGORA:
QUAL O MÉTODO QUE VOCÊ PODERIA APLICAR A PARTIR DE HOJE PARA ACABAR COM AS IDEIAS DE GRAÇA JOGADAS AO VENTO?
E, se você tirasse um dia da semana, só para atender todas as pessoas que querem falar com você, cobrando por isso?
Quanto custa 1h do seu trabalho, você sabe? Se você fizer esse cálculo agora, uma ficha enorme cairá na sua cabeça e você vai entender que ESSE É SÓ UM DOS MOTIVOS PELOS QUAIS A SUA CONTA BANCÁRIA NÃO ESTÁ COMO VOCÊ GOSTARIA.
Ou seja, quando a gente não se valoriza e faz de graça, por qual motivo a outra pessoa vai te valorizar?
Profissonais que são bem posicionados, são altamente respeitados.
Você pode começar, a partir de hoje, a fazer diferente - ou seja, fazendo o que ama sem ter medo de olhar o extrato bancário.
Esse é um excelente primeiro passo! Confia quando em te digo que a SUA percepção sobre o próprio negócio vai começar a mudar a partir do momento que VOCÊ olhar o seu próprio negócio com mais profissionalismo!