E aí, gestor coruja!
Constatei, e a cada dia de forma mais absoluta, que a chamada crise fez a gente olhar nas entranhas do nosso negócio. Duvida? Então dá uma olhada na lista aqui:
1) Como há muito tempo tu não fazia, tu pegou a tua planilha de custos e foi absurdamente criterioso. Olhou cada item, pensou como reduzir cada um deles, se ele era realmente necessário...Lado positivo: tu conseguiu ver, de forma muito clara, o que é fundamental para o teu negócio – entre pessoas e serviços;
2) Te sentiu incomodado porque te pegou pensando mais sobre o teu negócio, não no sentido de quantidade, porque empreendedor e gestor pensam 24h no seu negócio, mas um pensar mais profundo, mais subjetivo, um pensar sobre o VALOR do teu negócio, e como fazer para mostrar para o mundo tudo isso;
3) E, por fim, a tal crise endossou, com uma caneta bem firme, a verdadeira crença do que tu tem (ou não) no teu negócio. Empreendedores e gestores que superaram as adversidades e que acreditam no VALOR do seu negócio, conseguem já ver que estão (estamos) melhor preparados, e mercado, nos aguarde, estamos com o tesão mais afloardo do que nunca!
Dias desses, publiquei um vídeo sobre isso, fazendo uma relação de vendas e pesquisa. Quem já não estava gostoso com as vendas, aproveitou a desculpa da crise, e quem queria mudar, usou a crise para entender melhor alguns públicos, no caso do meu cliente, trabalhamos com clientes em potencial, clientes e clientes já atendidos.
Acredito que a pesquisa tenha sido uma ferramenta que tenha passado pela cabeça de muitos gestores. Porque muitas vezes, encontrei gestores aflitos querendo entender: “Roberta, a minha loja é linda, tenho ótimos produtos e serviços especializados, mas cadê o faturamento que eu esperava?”
Para esse cliente, sugeri uma pesquisa, e depois me conta se te inspirou para olhar para algum lado:
VruVru,
Beta Coruja.